Diálogo: o primeiro passo - Hub HR Thinking

Diálogo: o primeiro passo

Por Vanessa Ferreira em 21/set/2018

VOTORANTIM_DAY_site

Receber oitenta estudantes negros da Faculdade Zumbi dos Palmares para falar de tecnologia, oportunidades e mercado de trabalho foi o que o Banco Votorantim fez junto com a nossa Hub Talent e a nossa AIR. Por meio da cocriação, proporcionamos trocas enriquecedoras entre esses jovens e os profissionais do banco.

Abrir as portas para essa discussão também é abrir os olhos para a massiva desigualdade que a população negra sofre dentro do mercado de trabalho, e o diálogo sempre será o primeiro passo.

Precisamos além de falar, OUVIR, reconhecer, movimentar e mudar. Estruturalmente esses jovens, quando se formam, não tem em seu currículo o portfólio cultural dos intercâmbios que proporcionam uma segunda língua, os cursos extras que enriquecem os olhos dos contratantes. Na sua grande maioria eles são os primeiros da sua família a ter um diploma. Então é aqui que falamos de oportunidades!

Em nove anos de mercado, essa foi a primeira vez que pude falar dos meus. E falar deles é ter a responsabilidade de falar sobre trocas, e sobre o quanto precisamos sincronizar a linguagem e diminuir distâncias. Nenhuma tecnologia irá substituir o olho no olho e a empatia. Abrir portas foi o primeiro passo, ouvir será o segundo. Vemos todo um mercado que perdeu a sua capacidade de dialogar com a diversidade e ainda é incapaz de reconhecê-la (de forma efetiva e real). O Banco Votorantim deu seu primeiro passo e o evento foi encantador, mas ainda temos muito trabalho pela frente.

É fundamental que esses jovens se vejam nas historias contadas e preencham esses espaços. E que ao mesmo tempo o mercado também reconheça e saiba trabalhar melhor tudo isso daqui pra frente. Só assim vamos iniciar o que mais queremos: a transformação pela igualdade.

Vanessa Ferreira é hubber, designer e @pretailustra no Instagram.

Confira o trabalho dela como ilustradora!

mm
Vanessa Ferreira