#HUBTOP5_Campinas - Hub HR Thinking

#HUBTOP5_Campinas

Por Fred Moraes em 21/jul/2017

BHBLOG

Vamos falar sobre o mercado de trabalho em Campinas? No #HUBTOP5 de hoje o Fred Moraes, sócio da Hub e head da região, compartilha seus conhecimentos sobre o assunto!

Ele se juntou ao grupo de sócios da Hub desde o início da Hub em 2014 e passou pelo segmento de Indústria até virar head de uma das mais potentes regiões econômicas do país: o interior de São Paulo.

Com mais de 15 anos de experiência no mercado de Executive Search, Fred concluiu o ensino médio em Grand Rapids (EUA) e fez graduação em Relações Internacionais pela PUC de São Paulo. Complementou sua formação acadêmica através do MBA em Administração & Estratégia na Fundação Getúlio Vargas (CEAG) e iniciou a carreira em consultoria estratégica, se dedicando à atração, seleção e direcionamento de carreira de executivos líderes em seus segmentos de atuação

Abaixo, confira as respostas do Fred sobre o mercado de Campinas e conecte-se com ele:

1)Em 2017 quais foram as principais funções/áreas buscadas em Campinas?

Neste ano percebemos um aumento nas buscas de profissionais de Recursos Humanos e também uma volta das funções técnicas. O mercado está retomando, crescendo, e é fundamental manter o time engajado nos resultados.

2)Quais são os principais cargos?

Os cargos de RH mais buscados são profissionais generalistas e que atuem como parceiro de negócios, os Business Partners. Dentre os subsistemas de RH mais buscados em posições especialistas estão Remuneração & Benefícios e Desenvolvimento Organizacional.

3)Quais foram as competências mais buscadas?

Foco no resultado, perfil mão na massa, alto nível de energia, boa capacidade de relacionar-se bem com todos os níveis são competências pessoais clássicas em processos seletivos. Neste ano de 2017, ouvi uma competência inusitada: “busco alguém que tenha empreendido e fracassado”. A capacidade de tentar, errar, aprender com os erros e evoluir é algo que tem feito a diferença no ambiente de negócios brasileiro. Profissionais com perfil empreendedor colocado à prova têm sido muito demandados pelo mercado.

4)Quais foram as habilidades mais buscadas?

Em 2017, dentre as demandas com viés técnico, destaco as demandas da área de manutenção. O parque fabril da maioria das indústrias está mais sucateado após o longo processo de depressão econômica. Com os primeiros sinais de aumento de demanda, vem a necessidade premente de investir em manutenção (ainda não chegamos nos maquinários novos). Profissionais de manutenção corretiva, preventiva e preditiva tem sido demandados mais fortemente.

5)Qual é a região que está mais solicitando candidatos?

A regional Campinas e interior paulista tem uma atuação mais forte na RMC. No entanto, temos percebido clientes importantes concentrados na região de Sorocaba, Vale do Paraíba e no Oeste Paulista.

mm
Fred Moraes
Há 15 anos dedica-se à atração, seleção e direcionamento de carreira de executivos líderes em seus segmentos de atuação. Há 3 anos e meio juntou-se ao grupo de sócios fundadores da Hub e se tornou head da divisão de Campinas.